Detalhes que remetem a ancestralidade africana e saborosos pratos regionais marcaram o 2º Festival do Dendê da Agrovila Pinhão Manso em Camaçari. A cerimônia de abertura ocorreu na sexta-feira (10), no Clube Social de Camaçari e contou com a presença de chefes reconhecidos da gastronomia brasileira e visitantes que puderam saborear receitas típicas dos 5 biomas da Bahia – Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Costeiro e Marinho.
Para a idealizadora do Festival, a Chefe Solange Borges, o evento cumpriu o papel de tornar mais conhecida a culinária regional. “Estou na minha cidade, me sinto camaçariense, as pessoas abraçaram o projeto e estamos aqui com pessoas reunidas em torno da comida brasileira, em torno da comida ancestral. Reverberar esse projeto é de suma importância para a cultura da nossa terra”, dispara Borges.
No encontro, regado de muita música e participações culturais como Casa do Mensageiro e da cantora Denise Correia, as receitas foram apresentadas em ilhas de degustação no entorno do salão do clube. “É uma honra imensa participar pela primeira vez do Festival, Solange tem um trabalho incrível, e hoje tivemos a oportunidade de apresentar um prato da Chapada Diamantina, um pouco da caatinga, o licuri, o arroz vermelho, um prato com sabores desse bioma”, afirma o chefe João Vitor.
Para a estrategista digital Rafaela Santos, o festival uniu em um só espaço gastronomia, cultura e arte de maneira surpreendente. “Estou encantada com cada detalhe e percebo o quanto é importante trazer a cultura para mais perto da gente, e principalmente reforçar esse entendimento para as futuras gerações”, sinaliza. A empreendedora da área da saúde e bem-estar, Cristina Revolti, destacou que a culinária diz muito sobre nossa origem e que saborear pratos produzidos a partir de ingredientes da região faz reviver momentos marcantes. “Vivenciar um pouco da nossa ancestralidade, das nossas origens e experimentar novos sabores foi o que me atraiu para o festival do Dendê. Esses pratos traduzem bem o sentimento de pertencimento, da nossa origem”, frisa.
O encontro contou com vários chefes de cozinha renomados do país, como Cidinha Santiago, João Diamante, Aline Guedes, Fabrício Lemos, Kaywa Hilton, Iza Souza e Solange Borges. O encerramento ocorreu no Sítio da Lagoa, na Agrovila Pinhão Manso, sede do projeto Culinária de Terreiro com uma grande festa e vivências no preparo da farinha de mandioca; beiju de tapioca, bolinho de feijoada, fufu com frango e quiabo, além do acarajé; “Fico muito emocionada com tanto amor e carinho recebidos neste dia tão importante para mim e meus pares”, destaca Borges.
Fonte: CN1