Jogo educativo está disponível em site do museu da USP e reúne materiais didáticos voltados a estudantes, além de salas de exposição virtual, com fotos e vídeos
O Museu Republicano Convenção de Itu lançou um quebra-cabeça on-line, baseado nas obras que compõem o acervo da instituição. No jogo, o público tem o desafio de juntar as peças que formam a pintura Carga das canoas, assinada pelo artista Oscar Pereira da Silva, de 1920..
O quebra-cabeça educativo é voltado para professores que planejam visitar com seus alunos a exposição Viagens fluviais: homens e canoas na rota das monções, em exibição no Museu Republicano, que é uma extensão do Museu Paulista da USP.
Com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), o jogo está disponível no site denominado Viagens Fluviais em Exposição, que reúne ainda conteúdos e possibilidades de trabalho junto aos alunos antes e durante a visita. Para aprofundamento do tema da exposição, também há uma seleção de referências bibliográficas para acesso dos professores e interessados.
Viagens Fluviais
Pintada em óleo sobre tela, a obra Carga das canoas, apresentada no quebra-cabeça, integra a exposição Viagens fluviais: homens e canoas na rota das monções. Nela, são apresentados aspectos das expedições que se realizaram entre Porto Feliz (São Paulo) e Cuiabá (Mato Grosso) pelos caminhos das águas nos séculos 18 e 19.
Com programação própria e versão acessível para deficientes visuais, os jogos interativos foram criados a partir da junção da tecnologia e do conhecimento histórico. “É uma forma de despertar ainda mais o interesse do público em conhecer o nosso acervo”, diz a supervisora.
O projeto de criação é coordenado pela professora da USP e supervisora do Museu Republicano, Maria Aparecida de Menezes Borrego, e desenvolvido pela educadora Aline Antunes Zanatta e o graduando em Engenharia Elétrica na USP, Vitor Luiz Bortoloti Pereira.
Fonte: Jornal da USP