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Cinco tendências em assinaturas de mídia digital

Os modelos de assinaturas digitais nos meios de comunicação, assim como ocorreu em 2021, seguirão em crescimento neste ano. Zephr, a empresa por trás da plataforma de assinatura inteligente de mesmo nome, compartilhou cinco das principais tendências esperadas neste segmento ao longo de 2022, informa o Laboratorio de Periodismo.

A mordida final para cookies

Uma tendência definidora de assinatura digital que atingirá um ponto de inflexão em 2022, de acordo com a Zephr, é o fim dos dados de terceiros por meio de cookies. Consequentemente, em 2022, os editores devem necessariamente implementar estratégias que não apenas rastreiem seus próprios dados de leitores existentes e desconhecidos, mas também aproveitem seus próprios dados para desenvolver estratégias de conversão confiáveis.

A morte da publicidade no aplicativo

O fim dos cookies também reforçará uma tendência secundária: o afastamento da publicidade no aplicativo. Sem direcionar os comportamentos e preferências do usuário na web, não é mais lucrativo para os anunciantes solicitar espaço de anúncio na frente de bases de clientes-alvo. Fundamentalmente, o afastamento da publicidade digital tradicional está construindo uma dependência de modelos baseados em assinatura.

A ascensão do 5G

O 5G já começou a ser implementado em muitos países, mas apenas uma fração dos dispositivos pode usá-lo. Pouco a pouco veremos um aumento no uso do 5G à medida que mais pessoas adquirem dispositivos compatíveis. Este é um grande catalisador para apostar no “digital first”.

Simplicidade é bem-sucedida

Com as tendências digitais de 2022 criando um ambiente suscetível ao acúmulo de players no mercado de assinaturas, como as editoras digitais garantirão que seu serviço se destaque? O leitor moderno está procurando por um desempenho impecável, diz Zephr. Com os editores desenvolvendo fortes contrapartes digitais, os consumidores não permitirão mais paywalls desajeitados que são onerosos para a experiência do usuário quando melhores alternativas estiverem disponíveis. Aqui, os editores precisam manter seus leitores e sua jornada de assinatura em destaque.

Regulamento no horizonte

A simplicidade não beneficia apenas o leitor; também é essencial para o editor. Pagamento transparente e fácil, conhecimento do que um serviço envolve e fácil gerenciamento de pacotes de assinatura são desejáveis para os leitores, mas em breve também serão exigidos pelos legisladores.

Fonte: ANJ